O GPRS (General Packet Radio Service) é um serviço de dados que vem proporcionar um salto qualitativo no envio e recepção de informação através da rede de telefonia móvel GSM.

Com esta tecnologia o utilizador pode estar sempre online, ou seja, pode estar sempre com o seu celular conectado à Internet podendo receber e enviar informação de forma imediata.

O acesso torna-se, assim, mais rápido; a transmissão de dados é processada com uma velocidade superior e os custos são reduzidos, pois a faturação é feita com base no volume de informação transacionado e não pelo tempo real que demora.

Como funciona o GPRS?

O GPRS integra um novo conceito de rede e uma nova arquitetura especificamente desenhada para facilitar o acesso a serviços de dados (pacotes), maioritariamente orientados em protocolo IP.

Baseado na arquitetura GSM, o GPRS incorpora dois novos nódulos: o SGSN (Serving GPRS Support Node) e o GGSN (Gateway GPRS Support Node). De forma simplificada, podemos dizer que o SGSN é o que se encarrega de toda a gestão da mobilidade, assegurando o alcance e a cobertura entre os terminais e a rede; o GGSN é o que assegura o acesso a outras redes de dados, sobretudo àquelas baseadas em protocolo IP, como é o caso da Internet.

Quais as principais vantagens do GPRS?

a) Utilização de voz e dados no mesmo terminal e ao mesmo tempo.

Devido à separação de canais e codificação, que são transmitidos paralelamente, os utilizadores do sistema GPRS poderão manter conversações de voz sem ter que terminar uma ligação de dados.

b) Acesso imediato e permanente (always on) para dados.

Ao contrário das comunicações efetuadas por chamada de comutação de recursos, caso do actual serviço de WAP, a ligação via GPRS permite-lhe poupar no tempo de ligação cada vez que deseja aceder a uma determinada informação.

c) Aumento significativo na velocidade de transmissão de dados.

Com o sistema GPRS a velocidade de transmissão de dados aproxima-se daquela encontrada atualmente na rede fixa.

d) Redução nos custos.

A faturação é baseada no volume dos dados transaccionados e não em função do tempo que dura a comunicação. Ao utilizador apenas é faturado o envio ou recepção de pacotes de informação.

Quais as principais vantagens do GPRS face ao GSM?

GPRS “empacota” o GSM, optimizando as comunicações e utilizações dos serviços de dados através da introdução de funcionalidades adicionais, tais como: a possibilidade de estar “always on”, várias velocidades de transmissão e faturação baseada no volume dos dados transacionados.

Quais as principais aplicações para uso pessoal a que posso ter acesso com o GPRS?

As aplicações são várias e dependerão das necessidades de cada cliente. No entanto, as mais genéricas que o GPRS proporciona são:

Acesso à Internet

E-mail

Audio Streaming

Supervisão remota

Messaging

Chat

Lazer: jogos e passatempos

Financeiro: Telemultibanco, banca online e bolsa

Diretório: cinemas, restaurantes e Páginas Amarelas

Notícias: desporto, tempo, economia e trânsito

Quais as principais aplicações para uso profissional a que posso ter acesso com o GPRS?

As aplicações são várias e dependerão das necessidades de cada cliente. No entanto, as mais genéricas que o GPRS proporciona são:

Acesso aos sistemas da empresa: consultas de base de dados; consulta de aplicações corporativas (SAP, software de faturação, software de análise de mercado);

Acesso à Intranet da empresa: disponibilização online e móvel de toda a informação interna existente na empresa;

Transferência de arquivos: download de arquivos, imagens e folhas de cálculo;

Aplicações de Produtividade Móvel: possibilidade de automatizar diversas aplicações com forças de vendas, gestão de equipes (rent a car/frotas), etc.;

VPN (Virtual Private Network);

Desenvolvimento de vários tipos de aplicações/software, criados por pequenas empresas ou multinacionais, adaptadas à medida das necessidades dos clientes..

O que acontece se durante uma transmissão de dados receber e atender uma chamada de voz?

A Comunicação GPRS irá permitir a utilização de voz e dados no mesmo terminal. No entanto, se estiver fazendo um download de uma notícia ou simplesmente a navegar na Internet e receber uma chamada de voz, ao atender essa chamada a sua transmissão de dados é suspensa até que termine a chamada de voz. Assim que esta acabar, a sua chamada de transferência de dados é renovada sem que exista perda de informação.

Qual a velocidade de transmissão de dados com o GPRS?

Na teoria, esta nova tecnologia pode atingir os 172 Kpbs. No entanto, isto só seria possível se apenas um cliente a utilizasse, assegurando toda a velocidade existente nos canais de transmissão em condições ideais e com pouca mobilidade.

Qual a cobertura do serviço GPRS?

A cobertura do serviço GPRS é igual à cobertura do GSM. Contudo, as zonas mais no interior e com grandes alterações geográficas podem, momentaneamente, não estar cobertas pelo sinal GPRS.

Qual a diferença entre a tarifação da voz e a tarifação dos dados?

A grande diferença entre a tarifação da voz e a tarifação dos dados é que esta última será feita com base na quantidade de informação transferida e não com base na duração da comunicação.

Venha conhecer nossos rastreadores clicando aqui

.

logo systrack com site 500x101px 150dpi

.

.